Arquitetura e engenharia civil
O que vem a nos questionar, porque esse mercado de trabalho esta tão exigentes? E como chegamos a esse defist de profissionais nessas áreas?
Demonstrar que hoje em nosso país a uma escassa mão de obra nas áreas de arquitetura e engenharias, que por sua vez são responsáveis pelo “desenvolvimento” urbano de nossa pátria.
Em nossa atualidade, e notável a presença da arquitetura e da engenharia ivil em nosso dia-a-dia.
Um dos maiores avanços hoje nessas áreas além da preocupação com o meio ambiente e suas matérias é a utilização dos softwares, programas, entre outros que servem para melhorar a precisão e a criação mais aprimorada das construções no ramo da engenharia civil e arquitetura.
Os profissionais das duas áreas intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade no trabalho planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural. Ao engenheiro cabe a responsabilidade por obras de infraestrutura.
As obras civis para os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará – a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos – movimentam o mercado de trabalho no setor da construção civil e aumentam a procura por arquitetos. No entanto, por mais importantes que sejam esses megaeventos, eles são pontuais. “O que vai repercutir mais na profissão é o mercado da construção voltado para a população em ascensão econômica no Brasil”, diz Giovana Paiva de Oliveira, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. O potencial que esse segmento representa para a área de arquitetura e