Arquitetura vs Engenharia civil
O arquiteto é o profissional que elabora a obra, dando seu início. Ele tem contato direto com o cliente e precisa captar as suas preferências, o seu modo de viver, suas relações familiares (no caso de obra residencial) ou suas relações com seus funcionários (no caso de uma obra empresarial). O projeto levará em conta todas essas observações a fim de garantir o conforto e o padrão de vida de seu cliente: ou seja, o arquiteto terá que planejar a “casa dos sonhos” do cliente para garantir seu bem-estar.
Esse profissional vai lidar, principalmente, com o desenho: estudar a melhor forma de aproveitar o espaço, lidar com urbanismo, paisagismo e design. É através dele que as maquetes são criadas e é através dele que o cliente terá uma leitura completa do que está sendo planejado, do que estará por vir.
Durante o projeto, são realizados vários estudos: estudo da iluminação solar (para proteger algumas partes da casa e para aproveitar em outras), estudo do vento (para deixar a casa ventilada).
O arquiteto deve levar em conta as legislações urbanísticas, sanitárias, ambientais, de segurança e etc... Portanto, ele deve conciliar as necessidades do cliente com as leis em vigor.
O ENGENHEIRO
É o profissional que vai cuidar da parte estrutural do projeto do arquiteto. Ele vai acompanhar todas as etapas da construção. Inicialmente, vai estudar o terreno: características dos materiais, tipos de solo e vento.
Embasado nesse estudo, ele vai escolher o tipo de material que será usado na construção para garantir segurança e economia. Vai especificar os tipos de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Lidera as equipes de obra e cuida da burocracia, dos prazos, dos custos e das normas de segurança: os materiais escolhidos devem estar de acordo com as normas em vigor.
É o engenheiro que vai concretizar o projeto do arquiteto e garantir as condições de segurança. O engenheiro civil é responsável pela obra: se calcular errado e