ARQUITETURA, SOCIEDADE E SUSTENTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CAMPUS DE LARANJEIRAS
CLAUDENICE DE JESUS MENDES
RELATÓRIO
ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
LARANJEIRAS
2013.2
CLAUDENICE DE JESUS MENDES
RELATÓRIO
ARQUITETURA - SOCIEDADE -SUSTENTABILIDADE.
Trabalho de pesquisa extraclasse do curso de Arquitetura e Urbanismo – UFS, para obtenção da nota da Unidade I na disciplina de Estudos Sociais e Ambientais ministrada pela Prof. Marianna Martins Albuquerque.
LARANJEIRAS
2013.2
Apesar de ser um termo conhecido pela sua relação com o meio ambiente e analisado frequentemente de forma isolada dos outros fatores que o abrange, a Sustentabilidade é resultado de uma série de ações interconectadas que envolvem questões de caráter social, urbanístico, econômico, ecológico e de todas as interfaces que ligam o homem ao seu habitat.
Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de atender às necessidades das atuais gerações sem comprometer os direitos das futuras gerações (MEIRIÑO, 2004). Ou seja, não se trata apenas de recursos naturais mais, principalmente, de recursos humanos.
Implica-se dizer que a cada recurso que retirarmos do meio ambiente, ações humanas conscientes devem ser tomadas para que o equilíbrio entre as partes sejam produtivas. Entretanto, para que esse resultado seja durável devemos levar em conta os aspectos culturais e sociais do meio, pois eles nem sempre andam paralelos aos avanços tecnológicos do mundo moderno.
No século XIX, com a Revolução Industrial e a transição da monofatura para a produção em massa, o motor a vapor, a descoberta do petróleo, o uso de combustíveis fósseis que geram alto custo ambiental, e processo acelerado de urbanização e modernização a natureza foi convertida em recurso visto como “essencial e eternamente abundante” fomentando o mercado capitalista e degradando desordenadamente o meio ambiente, não levando em conta