arquitetura neoclassica
Em todas as partes, via-se a arte grega e o renascimento. Um exemplo está nas edificações, como em casas ou em templos religiosos, colunas, frisos, estátuas, planta dos edifícios com forma de cruz, etc. As obras arquitetônicas que mais se destacaram foram: A igreja de Santa Genoveva, projetada por Jacques Germain Souflot, um dos primeiros arquitetos do estilo, e, a Porta de Brandemburgo, localizada em Berlim, projetada pelo arquiteto Karl Gotthard Langhans.
A pintura do neoclassicismo
A pintura é inspirada na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, principalmente em Rafael, um pintor que se destacou por usar o equilíbrio entre as cores. As Revoluções Francesa e Industrial causaram grandes mudanças nas artes nesse período. Geralmente as obras expressavam fortes emoções e um realismo, fazendo da obra uma grande influência para a época.
Influencia na Arte Brasileira
O neoclassicismo desenvolveu-se no Brasil por influência da corte portuguesa instalado no Rio de Janeiro – sua chegada data de 1808. Na época, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.
Residindo no Brasil, o Príncipe Regente Dom João ordenou que melhorias fossem realizadas na cidade do Rio de Janeiro para acomodar os milhares de fidalgos, clérigos e oficiais que vieram de solo português. Ruas foram abertas, passeios públicos construídos, palacetes erguidos – tudo conforme orientação arquitetônica neoclássica.
Em 1816, chega ao Brasil a Missão Artística Francesa, formada por cerca de 40 neoclássicos que almejavam modernizar os padrões artísticos nacionais. Nicolas Antoine Taunay era um dos integrantes da missão. Foi fundada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, que organizou uma metodologia de ensino para os sistemas de artes visuais e arquitetônicas brasileiro. O academicismo é instaurado, importante característica do movimento neoclássico.