Arquitetura Inglesa
Mais turismo: Big Ben e o Palácio de Westminster
Depois de uma visita ao St. James Park e seus habitantes de penas, eu e Erik chegamos a um dos pontos mais turísticos de Londres: o Big Ben, localizado no Palácio de Westminster. Ao pesquisar um pouco sobre o relógio na Wikipedia, descobri algo interessante que imagino poucos sabem:
“Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Britânico, tão pouco a sua torre. É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamin tinha o apelido de Big Ben. Todos os dias, a rádio BBC transmite as badaladas do sino. O sino foi fundido por George Mears em 1858, media quase 3 metros de diâmetro e pesava 13, 5 toneladas.
No dia 26 de junho de 2012 foi anunciada que a Torre do Big Ben seria renomeada para “Elizabeth Tower” em homenagem à rainha Elizabeth II pelos seus 60 anos de reinado. A cerimônia que oficializou este novo nome aconteceu aos pés da Torre em 12 de setembro de 2012.[1]
“O nome do relógio é Tower Clock (Torre do Relógio), e é muito conhecido pela sua precisão e tamanho.”
Então o Big Ben é o sino. Então eu não vi o Big Ben, mas som a Tower Clock, agora chamada de Elizabeth Tower.
Como já expliquei mais de uma vez em inúmeros posts de viagens, eu não me empolgo muito para visitar pontos turísticos, mas os que vi em Londres realmente valem a pena. O “Big Ben” é lindo. Ao caminhar por uma rua próxima, a primeira visão que tive foi de admiração por ver um marco turístico tão celebrado. É aquela sensação de “estou vendo na vida real o que já vi tantas vezes em fotos”. A torre é linda, mais ainda no fim de tarde, como nesse dia. Gostei muito da delicadeza das linhas da torre e do relógio, iluminado este por uma tênue luz verde.
A caminho do Big Ben, na Great George Street, há uma praça. O Big Ben