GRANDES ESTRUTURAS (NEO CLASSICISMO)
O Prefixo neo designa tudo que é “novo” ou “moderno” (FERREIRA, 1999). Assim, pode-se entender o neoclassicismo como o “novo classicismo”, no sentido de uma reformulação na forma de se pensar arquitetura. Essa revisão é realizada pelo estudo das obras da antiguidade e do movimento clássico.
Em um dicionário mais abrangente, como o Aurélio, pode-se encontrar a seguinte definição para neoclassicismo: “1. Movimento intelectual surgido na Itália nos fins do sec. XVIII e começo do sec. XIX, que preconizava o retorno do estilo clássico na arte e na literatura. 2. Imitação hodierna (atual) dos escritores ou artistas clássicos.”(FERREIRA, 1999)
Desta forma, pode-se dizer que o pensamento do neoclassicismo chega pronto como estilo arquitetônico, porem tendo de se readaptar as inovações tecnológicas e métodos construtivos contemporâneos da época, além das necessidades de conforto interno dos ambientes das edificações exigido pelas classes em ascensão, caracterizando os ideais dos cânones da arquitetura neoclássica.
CONTEXTO HISTORICO / METODO :
É impossível falar do método ou da metodologia do desenvolvimento da arquitetura neoclássica sem citar o seu contexto histórico, isto porque provavelmente o maior agente capacitador deste estilo foram as revoluções industriais francesa e inglesa que impulsionaram o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias construtivas. Simultaneamente a busca dos valores do passado e a inquietação em relação ao futuro no pensamento dos iluministas presente na metade do sec. XVIII culminaram em uma arquitetura baseada nos interesses da cultura clássica de se estabelecer padrões de linguagem e ao mesmo tempo adequada as tecnologias inovadoras do período em que nasce a linha de produção e a larga escala, ascende o domínio da via férrea e da maquina a vapor e de processamento de matéria prima, muda-se o conceito de cidade, há um inicio de um forte movimento migratório do campo para o território urbano, começam a