Arquitetura de computadores
Características
Os supercomputadores são únicos em alguns aspectos, a seguir, algumas dessas características:
Velocidade de Processamento
A velocidade de processamento de um supercomputador é medida em FLOPS
(Floating Point Operations Per Second), ou seja, é quantidade de operações de ponto flutuante por segundo.
Os supercomputadores atuais atingem velocidades na grandeza dos petaflops (PFLOPS), o que equivale a quatrilhões de cálculos por segundo.
Por exemplo, o processamento de um computador pessoal chega nos 100 gigaflops (Core i7 980x da Intel), ou seja, cerca de 10 mil vezes menor do que de um supercomputador.
Tamanho
A arquitetura moderna de supercomputadores envolve vários computadores interconectados e vários processadores trabalhando simultaneamente, o que requer instalações e sistemas de refrigeração especiais. Eles chegam a ocupar salas inteiras. O supercomputador número 1 da lista TOP 500 (Tianhe-1A), por exemplo, tem 103 gabinetes do tamanho de uma geladeira, pesa 155 toneladas e ocupa uma área de 1.000 metros quadrados.
Clientes Usuais
O mercado de supercomputadores é bem restrito, os compradores geralmente são grandes centros de pesquisas, governos, universidade e agências militares.
Por exemplo, o supercomputador brasileiro Tupã, foi adquirido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que é um um dois maiores institutos do país, com um dos 5 maiores centros de climatologia do mundo.
Constante Evolução
Desde que foi criada, em 1993, a lista Top 500 já teve 13 líderes, sendo que o maior tempo que um supercomputador permaneceu como o mais rápido foi cerca de 3 anos (Blue Gene/L da IBM). Outros como o Cray Jaguar e o IBM Roadrunner ficaram apenas 1 ano no topo da lista.
Constantemente vemos anúncios de que novas supermáquinas estão em construção e desenvolvimento, o que nos leva a conclusão de que esse setor está sempre avançando e evoluindo.
Preço Elevado