Vidrarias
A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais. As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento. Em experiências químicas, como as realizadas em aulas práticas, são usados equipamentos específicos de química, estes equipamentos e vidrarias são utilizados em um laboratório de Química e o manuseio adequado destes é fundamental para o analista. O completo domínio de sua manipulação advém da experiência adquirida com sua utilização. Porém, um laboratório de Química é um local onde são manipuladas substâncias tóxicas, inflamáveis, corrosivas, etc. A minimização dos riscos de acidentes no laboratório passa pela obediência a certas normas.
2. Objetivo
A iniciativa proposta pela professora era com que os alunos pudessem ter uma ideia ampliada do que contém um laboratório de Química. Especificando a utilização dos equipamentos e vidrarias, e as normas de segurança.
3. Materiais 3.1 Equipamentos * Agitador Magnético * Anel o argola * Almofariz e pistilo * Alonga * Balança Analítica * Balão de Destilação * Balão de fundo chato * Balão de fundo redondo * Balão Volumétrico * Béquer * Bico de Bunsen * Bureta * Cadinho * Capsula de porcelana * Capela * Condensador * Conta gotas *