Arquitetura de computadores
Blaise Pascal:
“Blaise Pascal (19/6/1623 – 19/8/1662) - gênio da ciência, matemático, físico, filósofo, pai da computação digital, da probabilidade, da física experimental, da hidráulica, do cálculo integral e diferencial, da geometria projetiva, gênio da literatura universal.
Segundo pesquisa efetuada pela FUNREDES, realizada num espaço de três anos com o apoio da délégation générale à la langue française e a União Latina, dentre os cientistas, Pascal é um dos mais citado no mundo, ficando apenas depois de Louis Pasteur.
Cientista ansioso em ajudar a resolver os problemas da sua época, Pascal foi capaz de sistematizar muitos campos do conhecimento. Foi filósofo, escritor, matemático e físico. Sem dúvida, uma das maiores figuras do século dezessete e uma das mais enigmáticas e criativas personalidades da história.
Blaise Pascal nasceu em 19 de junho de 1623. Após a morte da mãe, foi educado pessoalmente pelo pai, Etienne Pascal, homem dedicado também à cultura e à ciência.
Por volta dos onze anos, em 1634, sem consulta às obras de Euclides, para as quais o pai o considerava ainda muito jovem, reinventou a mais importante obra matemática do ocidente: o livro Os Elementos , do grego Euclides. Está obra é, depois da Bíblia, o livro mais influente de todos os tempos, o mais reproduzido e estudado na história do mundo ocidental.
Reinventando assim a matemática, por si só e sem consulta a livros relacionados com o assunto, Pascal reconstruiu o livro Os Elementos, enunciando os teoremas fundamentais da geometria e a sua demonstração, na mesma ordem estabelecida por Euclides. Por esta época, realizou também importantes experiências sobre sons que resultaram em um relevante tratado na área da Acústica.
Aos dezesseis anos, em 1640, publicou a obra Essai sur les coniques , formulando um dos teoremas básicos da Geometria Projetiva,