Arquitetura de computadores
O modelo de estrutura cliente/servidor foi criado tendo como base a descentralização dos dados e recursos de processamento, em oposição ao modelo centralizado ultilizado na época em que o Mainframe dominava absoluto.
(Imagem)
Na estrutura Cliente/Servidor, conforme indicado na figura, em uma rede de computadores, existem uma ou mais máquinas que atuam como SERVIDORES, disponibilizando recursos para demais máquinas, as quais atuam como CLIENTES.
(imagem)
Como visto na figura, temos Servidores para Arquivos, Banco de Dados, e outras funções, tais como: servidores de impressão, servidores Web, etc.
(Meus slides Explicando cada um)
Com os servidores e estações de trabalho em ambientes empresariais médios ou grandes temos os (Centro de Processamento de Dados). O CPD – hoje mais conhecido como Datacenter– é utilizado para acolher dados organizacionais, componentes de hardware e servidores.
(imagem)
Atualmente os datacenters possuem racks que abrigam os servidores. O racks são “armários” onde os servidores são encaixados. Nessa estrutura um servidor não é um computador (que possui gabinete, monitor, mouse, teclado, etc.) e sim uma unidade menor que abriga processador, memória, placa de rede, entre outros componentes.
(imagem)
http://blog.segr.com.br/arquitetura-de-servidores-blade/ http://www.nsredes.com.br/htm/produtos/servidores.php http://www.unlu.edu.ar/~tyr/tyr/TYR-anterior/Fundamentos_da_%20Arquitetura_Cliente-Servidor.pdf http://www.gestaodinamica.com.br/suporte-em-informatica/administracao-de-servidores-e-bancos-de-dados.html http://www.brasilescola.com/informatica/internet.htm http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas https://sites.google.com/site/sitesrecord/definicoes-da-internet
Rede de computadores e Internet – parte II
Conceito
A Internet é uma gigantesca rede interligando milhares de computadores em todo o mundo,