Arquitetura de computadores
TOP 10 SUPER COMPUTADORES
SÃO PAULO
2013
Thiane-2
O Tianhe-2, desenvolvido na China, reúne 32 mil processadores Xeon Ivy Bridge multicore, mais 48 mil processadores de apoio Xeon Phi, num total de 3,1 milhões de núcleos de processamento. Assegura uma memória de 1 petabyte, cerca de 12.500 vezes mais que um computador normal e é suportado na distribuição Linux Kylin.
O sistema custou 290 milhões de dólares, ficou pronto dois anos antes do previsto e é duas vezes mais rápido que o supercomputador norte-americano melhor posicionado no ranking.
Titan
O Titan só é capaz de fazer 17,59 quadrilhões de cálculos por segundo graças aos seus 560.640 processadores. A criação do computador aconteceu graças a três empresas: a NVidia, que forneceu 18 mil GPUs Tesla (totalizando 261 mil processadores), a AMD, que forneceu os chipsets que controlam as CPUs, e a fabricante de supercomputadores Cray, que ficou responsável pela tarefa de montar tudo em uma case bem colorida no laboratório nacional da cidade de Oak Ridge, no estado do Tenessee.
IBM Sequoia
De acordo com Bob Meisner, diretor da NNSA, o Sequoia permitirá um entendimento mais completo sobre o desempenho das armas e das propriedades dos materais em temperaturas e pressões extremas. Com o supercomputador, não será necessário desgastar ainda mais as armas que estão se deteriorando; basta rodar a simulação no computador da IBM.
Para manter frescos os 1,6 milhão de núcleos de processamento e 1,6 petabyte (ou pouco mais de 1,6 mil terabytes) de memória RAM, o Sequoia é resfriado em sua maior parte por água. Se você não entendeu até agora o que são 16,32 quadrilhões de cálculos por segundo, a IBM deu um exemplo bem interessante: três bilhões de pessoas usando uma calculadora de bolso precisarão realizar um milhão de operações por segundo para atingir um processamento equivalente ao Sequoia.
Fujitsu
O