Arquitetura de computadores
Barramentos (ou, em inglês, bus) são, em poucas palavras, padrões de comunicação utilizados em computadores para a interconexão dos mais variados dispositivos, por exemplo, periféricos como teclados. Um barramento liga a CPU a memória e outros dispositivos. A largura de um barramento é tipicamente de 50 a 100 linhas paralelas. Além do barramento central do sistema, pode também haver barramentos locais.
O barramento pode ser Local ou de Expansão como na figura abaixo:
1 - Barramento local
É utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes da estrutura computacional. Atraves dele o processador se comunica aos dispositivos essenciais como da placa mãe, como a memoria RAM, chachê, entre outros. Sendo assim, a partir deste barramento o processador faz a comunicação com o seu exterior. Nele trafegam os dados lidos da memória, escritos na memória, enviados para interfaces e recebidos de interfaces. Normalmente, o barramento de sistemas possui entre 50 e 100 linhas distintas. Cada uma dessas linhas tem uma função específica dentro da estrutura de interconexão. No entanto, podemos classificar estas linhas em 3 grupos funcionais: dados, endereços e controle.
Algumas linhas também são usadas para distribuir energia aos componentes que estão conectados ao barramento.
1.1 - Barramento de dados
Tem como função enviar e receber dados simultaneamente. Sendo condutores por onde circulam os dados que o processador vai buscar à memória RAM ou aos dispositivos de E/S.
1.2 - Barramento de controle
Tem como função controlar o trafego de dados, através de sinais elétricos que viajam neste barramento. Diferentemente do barramento de dados, o barramento de controle é unidirecional, ou seja, só realiza uma única operação por vez.
1.3 - Barramento de endereços
Sua função é circular endereços das posições da memoria, por exemplo, para que a CPU tenha acesso aos dados que necessita. Assim