ARQUITETURA BARROCA
O BARROCO FOI UMA TENDÊNCIA ARTÍSTICA QUE SE DESENVOLVEU PRIMEIRAMENTE NAS ARTES PLÁSTICAS E DEPOIS SE MANIFESTOU NA LITERATURA, NO TEATRO E NA MÚSICA. O BERÇO DO BARROCO É A ITÁLIA DO SÉCULO XVII, PORÉM SE ESPALHOU POR OUTROS PAÍSES EUROPEUS COMO POR EXEMPLO, A HOLANDA, A BÉLGICA, A FRANÇA E A ESPANHA. O BARROCO PERMANECEU VIVO NO MUNDO DAS ARTES ATE O SÉCULO XVIII. NA AMÉRICA LATINA, O BARROCO ENTROU NO SÉCULO XVII, TRAZIDO POR ARTISTAS QUE VIAJAVAM PARA A EUROPA E PERMANECEU ATÉ O FINAL DO SÉCULO XVIII.
PRINCIPAIS ARTISTAS E OBRAS DA ARQUITETURA BARROCA.
FRANCESCO BORROMINI: QUE ENTRE MUITAS OBRAS CONSTRUIU EM ROMA O SAN CARLO ALLE QUATTRO FONTANE. SURGE AÍ A ASSOCIAÇÃO ENTRE ELEMENTOS RETOS E ELEMENTOS CURVAS, UTILIZANDO FORMAS AMBIVALENTES.
A FACHADA É VISUALMENTE DINÂMICA, O QUE NÃO DEIXA OS ESPECTADORES PARADOS: EXIBE UMA COMPLEXIDADE EM TERMOS DE ORGANIZAÇÃO CÔNCAVA, CONVEXAS E RETAS, É ESTE DINAMISMO QUE O BARROCO IMPÕE.
O FRANCÊS FRANÇOIS MANSART: É UM DOS MAIS IMPORTANTES ARQUITETOS DO BARROCO, COM OBRAS TÃO IMPORTANTES COMO CHÂTEAU DE MAISONS, A IGREJA DO VAL-DE GRÂCE E O TEMPLO DU MARAIS.
JULES HARGOUIN- MANSART: É OUTRO IMPORTANTE ARQUITETO DO BARROCO, CUJAS OBRAS MAIS IMPORTANTE É O PALÁCIO DE VERSAILLES, EM QUE A PLANTA É ELÍPTICA E OS JOGOS DE LUZ CRIAM CONTRASTES VISUAIS. A CATEDRAL DE SAINT-LOUIS-DES-INVALIDES E GRAND TRIANON TAMBÉM SÃO DE SUA AUTORIA.
CLAUDE PERRAULT: É O OUTRO IMPORTANTE ARQUITETO FRANCÊS, AINDA QUE MENOS CÉLEBRE. A FACHADA ORIENTAL QUE DESENHOU PARA O PALAIS DU LOUVRE É UM EXCELENTE EXEMPLO DA ARQUITETURA BARROCA FRANCESA. EM TODO O ESPAÇO CRIA-SE UMA MULTIPLICIDADE CENOGRÁFICA. O MURO NÃO É ENTENDIDO COMO UM LIMITE, MAS COMO REALIDADE ESPACIAL PRIVILEGIADA PAARA CONTER MOVIMENTO.
SUMÁRIO
AMBIVALENTES: QUE APRESENTA DOIS ASPECTOS OU DOIS VALORES CONTRARIOS OU NÃO.
CÔNCAVA: QUE TEM UMA DEPRESSÃO CURVA, COMO A SUPERFICIE INTERNA DE UMA CALOTA ·
CONVEXO: QUE TEM RELEVO EXTERIOR, COMO UMA CALOTA.