Arquiteto
Análise das empresas jornalísticas em um mercado cada vez mais competitivo
Análise de mercado
Segmentação
Necessidades do consumidor
Estratégia operacional
Missão
Metas
Direção futura
Novos produtos /serviços
A importância da estratégia de operações para as empresas atingirem suas metas corporativas e aumentarem sua competitividade no mercado.
Nas três grandes capitais do país o mercado de jornais não se restringe a apenas dois concorrentes de peso, havendo pelo menos três concorrentes disputando espaço entre os leitores e anunciantes.
Produto final modularizado atendendo aos interesses de diversos segmentos de mercado: caderno de Noticiários
(nacional e internacional) com crônicas, opiniões, artigos, etc.; Veículos; Esportes; Imóveis; Empregos; Economia;
Política; Caderno de TV; Suplemento para as mulheres, para as crianças. Esse mix de produtos acompanha uma tendência que predomina no mercado dos grandes jornais há pelo menos dez anos, tornando-se ainda mais diversificada nos últimos cinco anos, quando outros produtos – enciclopédias, livros, CDs, dicionários, jogos, vídeos, etc. – adquiridos através de parcerias ou por pagamentos de royalties, foram incorporados à oferta aos leitores na forma de promoções, com o propósito de conquistar fatias maiores de mercado. Esses recursos de marketing, no entanto, já não produzem os mesmos resultados das primeiras experiências. As vendas não “decolam” com essas promoções, e não dão mais os retornos financeiros esperados, havendo fracos resultados em atração e fidelidade do leitor. As tendências de mercado para os próximos cinco anos são nebulosas, notadamente em função do advento da internet.
Hoje o jornal publica o que a mídia eletrônica já divulgou. São novas tendências e vive-se um momento de transição.
Além dos efeitos devastadores com o crescimento da internet, as forças ambientais que podem afetar as vendas de jornais a médio e longo prazos, e que também representam