Arquiteto da informação: profissional do novo século
Disciplina: Arquitetura da Informação
Arquiteto da informação: Profissional do Novo Século [pic]
A era pós-industrial caracteriza-se por um novo mundo, onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental pelos computadores. Nesta sociedade cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo e ter idéias. Como conseqüência, houve um extraordinário aumento da informação e uma maior demanda de acesso à informação. Na sociedade do conhecimento, as mudanças e as inovações tecnológicas ocorrem num ritmo tão acelerado, que além dos fatores tradicionais de produção, como capital, terra e trabalho, é fundamental identificar e gerir inteligentemente o conhecimento das pessoas nas organizações.
As empresas perceberam que os processos de decisões dependem fortemente do conhecimento que seus integrantes possuem da realidade em que trabalham... Percebeu-se que os conhecimentos poderiam ser retirados dos dados resultantes das atividades que caracterizam o negócio da organização, que são continuamente acumulados pelos sistemas de informação. A transformação eficiente e eficaz desses dados em conhecimento acessível, que possa resultar em melhor desempenho da organização, passa pelo domínio da arquitetura da informação (AI). (LIMA-MARQUES; MACEDO, 2006).
No ambiente de portais corporativos é fundamental a necessidade de se pensar estrategicamente a seleção, classificação e organização dos conteúdos e serviços de websites, Intranets, Extranets de acordo com os perfis de públicos usuários das informações. A arquitetura da informação é o termo usado para descrever a estrutura de um sistema, isto é, a prática de projetar a infraestrutura de sistemas informacionais, especificamente, a navegação e a terminologia. Envolve a organização do fluxo de informação visando torná-la útil e inteligível. A arquitetura da informação é uma nova ciência que se baseia num processo de