Arquitectura de Computadores
Faculdade de Ciências da Universidade De Lisboa
“Componentes e
Tecnologias”
Arquitetura de Computadores
2013/2014
Introdução
Neste relatório pretende-se descrever o trabalho realizado na primeira “aula de campo” realizada no âmbito da cadeira de Arquitetura de Computadores.
O objetivo do trabalho consistiu na observação e conhecimento das funcionalidades do sistema operativo e todos os componentes do computador. O trabalho foi efetuado seguindo os pontos e a sequência requerida na ficha. A descrição apresentada abaixo relata o trabalho efetuado durante a aula, complementado com as fotografias tiradas em cada etapa.
Descrição do Trabalho Realizado
O primeiro passo consistiu em ligar o computador e verificar se este estava corretamente ligado à corrente elétrica e se os componentes (teclado, monitor e rato) estavam corretamente ligados.
Depois de ligar o computador, a sequência de arranque foi interrompida, carregando no f2, para aceder ao menu BIOS (basic input/output system), obtendo assim os parâmetros de configuração básica do PC, os quais podem ser alterados nesta etapa.
O parametro de configuração escolhido na aula para ser alterado foi o Boot Sequence, que permite alterar e testar a ordem pela qual os dispositivos são acedidos quando se reinicia o sistema operativo. Ao entrar no menu escolheu-se a opção
System Setup, e depois Boot Sequence, em seguida o sistema foi configurado de modo que o arranque do sistema operativo se desse a partir do leitor de Diskettes.
Continuando no menu vemos outro parâmetro de configuração da BIOS, o Memory Information. Este parâmetro permite-nos ver a dimensão da memória do PC (512 MiB DDR), a sua velocidade (333 MHz) e que o sistema de memória é de duplo canal, ou seja, em teoria a velocidade de transferência de dados (DDR) será o dobro. O parâmetro Memory Information indica ainda a quantidade de memória dedicada ao acelerador gráfico (AGP).
A BIOS permite-nos