ARQUI
PROGRAMA ARQUITETÔNICO – anexo 1
O disposto no presente documento visa traçar as diretrizes programáticas e projetuais para o conjunto arquitetônico localizado à Rua Dona Mariana nº 21 e 23 e Rua Guilhermina Guinle lote nº 2, ao lado do nº 207.
Área Externa
Os jardins que circundam o Palacete à Rua São Clemente, nº 213, bem como todos os elementos de fechamento do terreno (gradis, portões e muros), não serão objeto de intervenção. Apenas os terrenos denominados Lote 2 e Rua Dona Mariana nº 21 e 23 deverão ser incorporados ao projeto. O muro do
Lote 2 existente na Rua Guilhermina Guinle é passível de substituição, permitindo-se a criação de novo acesso ao conjunto pela referida via.
O Palacete da Rua São Clemente nº 213 será objeto de contratação exclusiva, cujo escopo não integra este concurso.
Casas Geminadas - Rua Dona Mariana, nº 21 e 23
A volumetria original das casas geminadas deverá ser preservada, permitindo-se a substituição das partes posteriores, como indicado em planta anexa.
A proposta arquitetônica para este objeto deve explicitar a conjunção entre a edificação antiga e o interior contemporâneo, de novas tecnologias construtivas e linhas atuais. O espaço interior deverá ser amplo, podendo-se retirar as paredes internas. A acessibilidade da construção deverá ser plena, bem como sua integração com o conjunto arquitetônico.
Novo Edifício - Rua Guilhermina Guinle, lote nº 2
O Novo Edifício deverá ser caracterizado por um projeto de linhas inovadoras e contemporâneas, de forma a contrastar com o Palacete, reforçando o protagonismo do prédio histórico no conjunto único edificado. Os espaços internos devem promover percursos interessantes, explorar novas perspectivas do palacete e dialogar abertamente com o entorno e o terreno. As soluções propostas deverão estar de acordo com os princípios da construção sustentável e utilizar-se de novas tecnologias, de forma versátil e dinâmica, visando sempre