Arq gótica
ESTILO GÓTICO
Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento em Florença, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida.
O termo gótico vai ser referido pela primeira vez por Giorgio Vasari, considerado o fundador da história da arte. Aos olhos deste autor e dos seus contemporâneos, a arte da Idade Média, especialmente no campo da arquitetura, é o oposto da perfeição, é o obscuro e o negativo, relacionando-a neste ponto com os godos, povo que semeou a destruição na Roma Antiga em 410.
O TERMO
Durante o romantismo a arte volta-se novamente para o passado, mas agora para o período misterioso e desconhecido da Idade Média.
CONTEXTO E PRIMEIROS PASSOS
Ao contrário da construção humilde e empírica do românico, a construção religiosa gótica abre portas a um espaço público de ensinamento da história bíblica, de grandiosidade, símbolo da glória de Deus e da igreja, símbolo do poder econômico da burguesia, do estado e de todos os que financiaram a elevação do emblema citadino.
A FILOSOFIA DA LUZ E A ABADIA DE SAINT-DENIS
Por um lado a dignificação da monarquia, por outro a glorificação da religião. Este empreendimento tem por objetivo ofuscar todas as outras igrejas, trazendo para si mais crentes e restabelecer a confiança entre a igreja e o seu rebanho.
A cabeceira (zona este da igreja), com apside, deambulatório e capelas radiantes, assim como a utilização do arco quebrado de influência normanda.
A técnica construtiva dá também neste momento um avanço significativo contribuindo com a abóbada de nervuras (sobre cruzaria de ogivas) e que vai permitir uma maior dinâmica e flexibilidade de construção. O impulso destas abóbadas vai ser recebido por contrafortes no exterior do edifício, libertando o espaço interior e dotando-o de uma leveza extraordinária.
A