Arquitetura Ecletica
Arquitetura Eclética
• Em arquitetura, o ecleticismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. Apesar de que sempre há existido alguma mistura de estilos durante a história da arquitetura, o termo arquitetura eclética é usado em referência aos estilos surgidos durante o século XIX que exibiam combinações de elementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica. Assim, o ecletismo se desenvolveu ao mesmo tempo e em íntima relação com a chamada arquitetura historicista, que buscava reviver a arquitetura antiga e gerou os estilos "neos" ( neogótico, neo-românico, neo-renascença, neobarroco, neoclássico etc).
Arquitetura Eclética
A produção arquitetônica que chamamos de ‘Ecletismo’ merece maior atenção dos arquitetos e estudantes, não somente por seus valores intrínsecos, mas também porque uma grande quantidade de exemplares desta produção conseguiu escapar da sanha destrutiva da voracidade imobiliária do século XX.
Apesar da indiferença com que foi tratada pelos principais historiadores de
Arquitetura da época e teóricos do Alto
Modernismo, permanece nas nossas cidades, enriquecendo sua paisagem
Arquitetura Eclética
O Ecletismo se constituiu numa prática arquitetônica de grande importância histórica e cultural, embora tenha sido rejeitada por muitos arquitetos e intelectuais de sua época e de épocas posteriores. Tratava-se, em primeiro lugar, de uma arquitetura muito popular devido, em grande parte, ao fato de que o arquiteto e seu cliente falavam a mesma língua, ambos queriam a mesma coisa. Esta situação era diferente das vanguardas modernistas, por exemplo, que praticavam uma arquitetura intelectualizada, utilizando conceitos que exigiam um nível de abstração e conhecimento que o público não possuía.
Arquitetura Eclética
Uma outra questão é que era a única arquitetura ensinada e apoiada pela
Academia. Os outros movimentos