ARmazenagem
A logística é usada atualmente para conter e planejar o fluxo de materiais físicos, e gerar economia e lucro, pois reduz custos significativos dentro da empresa.
Segundo Kotler et al (2006, p. 520):
[...] A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender as exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento.
No conceito de Fleury et al (2009, p. 30):
Mas a logística não é apenas uma ferramenta gerencial moderna. Ela é também uma importante atividade econômica, contribuindo de forma significativa para estrutura de custos das empresas, assim com o produto interno bruto das nações.
Segundo Crocco (2006, p. 119):
Atividades de concentração (disponibilidade de variedades de produtos para venda em um dado local ou ponto de venda), armazenamento (manutenção e preservação de estoques), organização (composição de estoques em termos de produtos e quantidades, orientada para o consumidor), distribuição física (movimentação física de bens da produção ao consumo) e administração desses negócios.
A logística visa à disponibilidade de produtos para venda, manutenção organização, administração e distribuição de produtos, para atingir demandas e necessidades do consumidor.
ARMAZENAGEM
A armazenagem é utilizada como uma ferramenta para a locação de matérias, sendo responsável por garantir o fácil acesso dos produtos, a destinação correta dos matérias e sua integridade, mantendo assim a organização em tal setor.
Segundo Marques et al (2012, pág. 101):
A armazenagem é um conjunto de operações que são responsáveis pelo recebimento, a locação de materiais, estocagem e correta guarda dos materiais, visando facilitar a localização, garantir a integridade dos produtos e a correta destinação de materiais que serão utilizados na organização, bem como as operações de avaliação dos inventários