Armazenagem
Neste trabalho iremos abordar o assunto armazenagem, que é o conjunto das funções realizadas, que inclui a recepção, descarga, carregamento, movimentação e conservação de MP, produtos em processo e produtos acabados.
Detalharemos este conceito no estudo da empresa Sem parar/Via Fácil, do ramo de prestação de serviços conta com uma tecnologia (TAG) visando facilidade, conforto e segurança para o cliente e seu veículo, a fim de economizar tempo, diminuindo custos com combustível e/ou desgastes nos freios.
Ao longo do trabalho teremos a análise do conceito sobre modelos de estoques intermediários no processo de fabricação, cargas, unitização e embalagens, a fim de auxiliar na gestão de estoques, custos com armazenagem e todo o processo logístico, além de referências de autores importantes no auxilio à conceitos diversos sobre logística, por fim confrontando com a realidade na empresa estudada.
1.A gestão de estoques
Estoques são todos os bens e materiais mantidos por uma organização para suprir demandas futuras, é a quantidade de um determinado item para atender determinado nível de demanda.
A gestão de estoques busca garantir a máxima disponibilidade de produto, com o menor estoque possível, entende que quantidade de estoque parada é capital parado.
Ou seja, visa maximizar o feedback positivo de vendas e ajustar o planejamento da produção, suas principais funções consistem em alimentar a produção e suprir as demandas, garantindo um fluxo produtivo sem paradas, decorrentes de falta de produtos ou problemas no abastecimento, permitindo períodos mais longos de produção, considerados mais eficientes. Consequentemente atendendo as variações de demanda visando melhorar o nível de serviço ao cliente.
Daí o seu grau de importância em consequência de um bom planejamento e controle da produtividade na empresa- PCP, e ainda está diretamente relacionado com administração de materiais e produtos que ainda serão utilizados na operação,