Armazenagem, Cargas, Embalagens e Log. Reversa
ARMAZENAGEM
Histórico: a armazenagem surgiu a partir da hegemonia presente no comércio entre povos (egípcios), onde estes foram obrigados a aprender tais técnicas para manter seus produtos.
Definição: Gerenciar eficazmente o espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado à disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas rápida e facilmente, com técnicas compatíveis às respectivas características, preservando a sua integridade física e entregando-a a quem de direito no momento aprazado. (RODRIGUES, 2007, p.19)
Importância: com a globalização da economia se tornou necessária para amortecer e equilibrar a produção com a demanda, e para garantir continuidade à cadeia de suprimentos.
Operações: descarga, conferência, recebimento; marcação (etiquetas); separação, segregação, endereçamento; armazenagem; registros, controle; entrega; estatísticas (informações comparativas); serviços acessórios (como paletização, reembalagem, picking, postponement, transporte de mercadorias ou contêineres vazios).
Princípios Básicos: planejamento, flexibilidade operacional, simplificação, integração, otimização do espaço físico, otimização de equipamentos e mão-de-obra, verticalização, mecanização, automação, controle, segurança e preços.
Entendimentos Necessários: das modalidades de compra e venda (Incoterms) da ICC, que determinam a quem cabe (exportador ou importador) as despesas de frete, seguros, movimentações, etc.; das necessidades dos clientes, considerando como se dão seus processos industriais, de que tipos de armazenagem necessitam e em que circunstâncias essa operação se entrelaça com os demais elementos da cadeia de transporte e distribuição física.
Plano de Armazenagem: é muito útil que se tenha uma planta em escala do armazém ou pátio, onde são mostrados pontos de acesso, corredores, zonas de armazenagem, escritórios, compartimentos de segurança, etc., para que então se desenhe