ARMAS QU MICAS 2
Etec Parque Belém
Luiz Henrique Nascimento da silva
Tiago Barbosa da Mota
Armas químicas – Professor Ricardo Augusto
Resumo: o objetivo desse trabalho é apresentar por meio de revisão bibliográfica, através das bases de dados disponíveis, os tipos de armas químicas, seu poder de destruição e a utilização para o terrorismo químico.
Introdução: Armas químicas são baseadas na toxidade de substancias químicas, capazes de matar ou causar danos a pessoas e ao meio ambiente. Algumas armas químicas têm sido utilizadas tanto para reprimir manifestações civis, quanto em grandes conflitos, como é o caso do atentado químico que ocorreu na síria em agosto de 2013 matando mais de 1429 civis. Esse tipo de arma tem um alto pode de destruição, porém, não se assemelham aos poderes das armas biológicas, pois estas atuam de forma grandiosa, causando impacto em grandes quantidades de pessoas por transmissão de vírus e bactéria, No entanto as armas químicas também têm o seu poder. Algumas armas químicas utilizadas para o terrorismo químico são: gás mostarda, SARIN, gás cianídrico, gás cloro e o gás VX.
Gás mostarda: Este gás é causador de graves irritações na pele e nos olhos, comumente conhecido como agente pustulento. é incolor no estado puro, no entanto ele é encontrado geralmente, na sua forma impura, sendo assim, possuindo um odor característico de alho ou mostarda. Ele pode infiltrar-se nos olhos, nas mucosas, ou na pele, isso tanto na sua forma de vapor ou mesmo liquefeito. Na segunda guerra mundial o gás mostarda foi usado pelos alemães contra os inimigos, sendo também utilizado nas lutas militares na Etiópia em 1936. Ele também foi muito produzido no período da segunda guerra mundial e também estocado desde aquela época, sendo encontrados estoques nos EUA. O contato com o gás causa lesões no trato respiratório, na pele e nos olhos, como já dito. No entanto, não se restringe