armas nucleares, armas inteligentes, guerra tecnológica e guerra cibernética
O QUE É UMA ARMA INTELIGENTE?
O AIM-9 Sidewinder (míssil aéreo de intercepção 9) é classificado como um míssil ar-ar de curto alcance. Falando de maneira simples, seu trabalho é lançar-se de uma aeronave no ar e atingir uma aeronave inimiga (danificá-la ao ponto de derrubá-la). Mísseis como o Sidewinder são chamados de armas inteligentes por que têm sistemas de busca embutidos que os permite ir atrás de um alvo.
A tecnologia de armas inteligentes realmente progrediu na década seguinte à II Guerra Mundial. A maioria dos protótipos anteriores de armas guiadas foi construída ao redor da tecnologia de radar, o que demonstrou ser caro e problemático. Estes mísseis tinham seus próprios sensores de radares, mas obviamente não podiam carregar seus próprios transmissores de radar.
O QUE SIGNIFICA UMA GUERRA TECNOLOGICA?
Certamente. Guerra e Tecnologia sempre foram fortíssimos aliados. Um exemplo é o surgimento de armamentos bélicos cada vez mais poderosos, como mísseis que são capazes de destruir um trecho subterraneo, como foi usado no Afganistão dentre tantas outras armas com