Armaduras e Fôrmas - Norma ABNT
Senai Sobradinho - Feira de Santana
Projeto de Estrutura de Concreto - Procedimento
NBR 6118
Essa Norma fixa os requisitos básicos exigíveis para projetos de estruturas de concreto simples, armado e protendido, excluídas aquelas em que se empregam concreto leve, pesado ou outros especiais.
Esta Norma aplica-se a estruturas de concreto normais, identificados por massa específica seca maior que 2000 Kg/m³, não excedendo 2800 Kg/m³, do grupo I de resistência (C10 a C50) conforme a classificação da ABNT NBR 8953. Entre os concretos especiais excluídos dessa Norma estão o concreto-massa e o concreto sem finos.
Essa Norma estabelece os requisitos gerais a serem atendidos pelo projeto como um todo, bem como os requisitos específicos relativo a cada uma de suas etapas. Não incluí requisitos exigíveis para evitar estados limites gerados por certos tipos de ação, como sismos, impactos, explosões e fogos.
No caso de estruturas especiais tais como de elementos pré-moldados, pontes e viadutos, obras hidráulicas, arco, silos, chaminés, torres, estruturas off-shore, ou em que se utilizam técnicas construtivas não convencionais tais como formas deslizantes, balanço sucessivos, lançamentos progressivos, e concreto projetado; as condições dessa Norma ainda são aplicáveis, devendo no entanto ser completadas e eventualmente ajustadas nos pontos localizados, por normas brasileiras específicas.
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:
Definições de concreto estrutural:
Concreto estrutural: Termo que se refere ao espectro completo das aplicações do concreto como material estrutural.
Elementos de concreto simples estrutural: Elementos estruturais elaborados com concreto que não possui qualquer tipo de armadura, ou que a possui em quantidade inferior ao mínimo exigido para o concreto armado.
Elementos de concreto armado: Aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e