empreendedorismo
2) O conceito de empreendedorismo implica a idéia de sustentabilidade, trata não só de indivíduos, mas de comunidades, cidades, regiões, países.
3) O empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego.
4) Segundo Timmons, o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século 20.
Ser empreendedor é sobretudo uma atitude, mais do que qualquer outra coisa. É a atitude para explorar novas oportunidades, para assumir riscos e criar coisas novas. Hoje, precisamos desta atitude a vários níveis: a nível individual, porque o empreendedorismo é uma via eficaz para a auto-realização e felicidade; a nível organizacional, porque as empresas precisam de uma cultura de empreendedorismo para sobreviver (no dia em que uma empresa acha que está segura na sua velocidade cruzeiro, torna-se um alvo perfeito para a concorrência); e por fim, a nível das sociedades, porque o empreendedorismo já provou ser uma poderosa solução para os problemas que os governantes não conseguem resolver.
Numa famosa citação, George Bernard Shaw afirmou que "O homem lúcido adapta-se ao mundo; o homem errante persiste em tentar adaptar o mundo a si próprio. Portanto, todo o progresso depende do homem errante". O empreendedor vê oportunidades, sob a forma de necessidades insatisfeitas, onde muitas vezes os outros não vêm e procura desenvolver uma maneira de satisfazer essas necessidades. A atitude deste "homem errante" pode ser caracterizada a três níveis:
É uma reacção do empreendedor para com o mundo, um sentimento que as coisas podem sempre ser melhoradas;
É "pensar fora da caixa", procurando soluções diferentes das usuais, analisando os problemas por outra perspectiva, usando recursos que menos comuns, cruzando criativamente diferentes saberes e experiências adquiridas,