Aristóteles
Aristóteles (384-322 a.C), nascido em Estagira, na Macedônia, foi ao lado de Platão, um dos mais expressivos filósofos gregos da Antiguidade. Aristóteles teria escrito mais de uma centena de obras, das quais restam 47, dos mais variados temas, porém nem todas de autenticidade comprovada.
Filho de Nicômaco, provavelmente herdou do pai o interesse pelas ciências naturais. Aos 18 anos resolveu ir para Atenas, onde ingressou na Academia de Platão, onde permaneceu cerca de 20 anos. Após a morte de Platão, a destacada competência de Aristóteles o qualificava para assumir a direção da Academia.
Apaixonado pela biologia, dedicou-se a inúmeros estudos á observação da natureza e á classificação dos seres vivos. Tendo em vista a elaboração de uma visão científica da realidade, desenvolveu a “LÓGICA” para servir de ferramenta do raciocínio. Segundo Aristóteles, a finalidade básica da ciência seria desvendar a constituição essencial dos seres, procurando defini-la em termos reais.
Aristóteles formulou uma teoria da realidade que ficou conhecida como “ Hilemorfismo Teológico” a natureza tem ciclos constantes e regulares... As plantas e os animais nascem, crescem e morrem! “Por que não pensar que o inteligível esta aqui mesmo, neste mundo, e que opera dentro das próprias coisas ?
Aristóteles também refletiu sobre a origem do Mundo.Para ele o Mundo é eterno, isto é nunca teve um princípio e nunca terá um fim, tendo em vista que as próprias noções de princípio e de fim contrariam sua concepção.
Aristóteles define o ser humano como ser Racional, e considera a atividade da razão , o ato de pensar, como a essência humana. Para ele a virtude consiste no meio-termo ou justa medida de equilíbrio entre o excesso e a falta de um atributo qualquer.