Aristóteles
1- Vida:
Aristóteles nasceu em Estagira. O pai Nicômaco foi um corajoso médico e serviu ao rei Amintas. Aristóteles morou em Amintas até os dezoito anos, quando ficou órfão. Depois viajou para Atenas onde se tornou aluno de Platão, permaneceu na academia 20 anos até a morte de Platão.
Viajou para a Ásia menor. Em Axo fundou uma escola, três anos depois foi para Mitilene, influenciado por Teofrasto.
Em 343, foi convidado por Filipe da Macedônia para ser predecessor de Alexandre.
Em 340 ele voltou para Estagira.
Em 335 foi para Atenas onde alugou alguns prédios próximos a um templo sagrado dedicado a Apolo Lício. Sua escola foi chamada de “Liceu”, e por que ensinava passeando pelos jardins, sua escola também foi chamada “Perípatos”.
Em 323, com a morte de Alexandre, foi acusado de impiedade, por Ter sido mestre de Alexandre. Morreu em 322 após alguns meses de exílio em Cálcis, onde possuía alguns bens imóveis maternos.
2- Obras
Os Escritos de Aristóteles dividem-se em dois grandes grupos:
Os “exotéricos” (éxo - 'para fora'), diz-se de ensinamento que, era transmitido ao público sem restrição, dado o interesse generalizado que suscitava e a forma acessível em que podia ser exposto, por se tratar de ensinamento dialético, provável, verossímil.
Grilo ou sobre a retórica; Protréticos; Sobre a Filosofia; Acerca das Idéias; Acerca do Bem; Eudemos ou sobre a alma...
E os “esotéricos” (éso - 'para dentro'). Diz-se do ensinamento que era reservado aos discípulos completamente instruídos.
Lógica Organon ( Categorias, De interpretacione, Analíticos primeiros, Analíticos segundos, Tópicos e refutações sofísticas);
Filosofia Natural Física; o Céu; A geração e a corrupção; Meteorologia;
Obras de Psicologia Sobre a alma; Parva naturalia;
Metafísica 14 livros;
Moral e Política Ética a Nicômaco, a Grande Ética, a Ética a Eudêmio; a Política;
Dois Livros sobre a Poética e a Retórica;
Ciências naturais