Aristóteles
Essa discussão é parte da compreensão do papel da política na vida humana. Para Aristóteles, justiça distributiva tem que ver mais que com distribuição de renda, é relativa à distribuição de honrarias e cargos, também. Quem deveria governar? No liberalismo moderno se pensa, um indivíduo, um voto. Porém, para Aristóteles poderia haver discriminações apropriadas à melhor opção para um bom governo. E para que serve uma associação política? Assim a flauta possui uma finalidade, a política também possui. Para nós, modernos, atribuir uma finalidade à associação política anterior à deliberação dos cidadãos pareceria absurdo. Política é um procedimento de ação individual. Para
Aristóteles, a política tem que ver com a vida na cidade e a melhoria da vida na cidade: formar bons cidadãos e cultivar o bom caráter. Nesse ponto, Sandel cita Aristóteles (Política, Livro III, 1280b):
Qualquer polis que mereça ser assim chamada deve dedicar-se ao propósito de promover a bondade. Caso contrário, uma associação política reduzir-se-á a uma mera aliança [...] Caso contrário, também a lei será transformada em um mero pacto [...] uma garantia do direito dos homens contra seus semelhantes – em vez de ser, como deveria, uma regra de vida para tornar seus membros bons e justos.
A sequência da