Aristóteles
Aristóteles nasceu em 384/383 a.C. em Estagira, na fronteira macedônica. O que sabemos com certeza é que com dezoito anos, isto é, em 366/365 a.C. Aristóteles já havia ficado órfão, e viajou para Atenas e logo ingressou na Academia Platônica. Onde permaneceu por 20 anos, até a morte de Platão.
Aristóteles por passar os 20 anos mais decisivos de sua vida ao lado de Platão, carregava consigo algumas substâncias de Platão, porém outras se submetendo a criticas, ele as transformava.
Depois disso, passou algum tempo em Assos, no litoral da Ásia Menor (atual Turquia), onde casou-se com Pítias, a sobrinha do tirano local. Sendo este assassinado, o filósofo fugiu para Mitilene, na ilha de Lesbos. Depois do falecimento de Pítias, se casará com Hérpilis, da qual nascerá Nicômaco, a quem dedicará posteriormente o livro Ética a Nicômaco. Foi depois convidado para a Corte da Macedônia onde é chamado por Filipe da Macedônia para educar seu filho Alexandre, o que acreditavam que revolucionaria a historia grega pois estariam estabelecendo dois excepcionais personagens, um dos maiores filósofos e um dos maiores políticos de todos os tempos. Aristóteles permaneceu na corte até Alexandre subir ao trono, logo após ele volta para Atenas.
Em 323 a.C., com a morte de Alexandre, houve uma forte reação antimacedonica em Atenas, na qual Aristóteles foi envolvido, réu de ter sido mestre do grande soberano sua filosofia de idéias objetivas não poderia escapar à reação do sacerdote Eurimedote, que o acusava de impiedade. Teve, então, Aristóteles de optar por retirar-se de Atenas, Oculto em uma sua propriedade em Cálcis, de Eubea, morreu já no ano seguinte aos 62 anos. Morreu em 322 a.C., depois de apenas poucos meses no exílio.
Aristóteles valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escolas e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética,