Aristóteles, arquimedes e pitágoras
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
WESLEY ARAUJO SILVA
VIDA E OBRA: PITÁGORAS, ARISTÓTELES E ARQUIMEDES
SÃO PAULO
2011
WESLEY ARAUJO SILVA
PITÁGORAS, ARISTÓTELES E ARQUIMEDES – BIOGRAFIA, VIDA E OBRAS
Monografia apresentada no curso de graduação à Universidade Paulista, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Engenharia Elétrica para a disciplina de Física, ministrada pelo Professor Francisco Xavier Sevegnani
SÃO PAULO
2011
INDICE
1. INTRODUÇÃO AO TRABALHO
2. PITÁGORAS 3.1. VIDA 3.2. OBRAS
3. ARISTÓTELES
4.3. VIDA 4.4. OBRAS
4. ARQUIMEDES 5.5. VIDA 5.6. OBRAS
5. CONCLUSÃO
6. BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO AO TRABALHO
Este trabalho tem como objetivo-mor, apresentar ao corpo docente do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Paulista, Campus Marquês, em específico ao Professor Francisco Xavier Sevegnani, que ministra a disciplina de Tópicos de Física Geral/Experimental, que foi quem nos pediu este trabalho acadêmico e aos meus colegas de curso, um pouco da vida e das obras de Três grandes filósofos que muito contribuíram para com o mundo, com suas descobertas tanto na área da física e para outras áreas também.
PITÁGORAS
VIDA
Pitágoras de Samos (do grego Ο Πυθαγόρας ο Σαμιος) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 570 a.C. e 571 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 496 a.C. ou 497 a.C.
Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônias gregas na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles, o número, sinônimo de harmonia, constituído da soma de pares e