Aristoteles
Aristócles, que ficou conhecido no mundo inteiro como Platão por causa do seu vigor físico e ombros largos ("platos" significa largueza),nasceu em Atenas, por volta de 427 a.C. Filho de pais aristocráticos, nasceu em uma família rica, envolvida com políticos.Platão se interessou pela filosofia e pela política logo cedo. Tornou-se discípulo de Sócrates aos 18 anos e o acompanhou durante cerca de 10 anos, até que fosse condenado à morte.Platão acompanhou o processo de julgamento de seu mestre, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses. Sócrates foi obrigado a beber veneno, em 399a.C.
Decepcionado com a democracia ateniense e também correndo risco de ser perseguido, por ter sido discípulo de Sócrates, Platão passou a viajar por diferentes lugares, em busca de novos aprendizados.
Retornou para Atenas em meados de 387 a.C. e foi nessa época que fundou sua Academia, que tinha como objetivo o a educação de jovens que poderiam assumir cargos no governo e precisavam da experiência e conselhos de Platão, para desempenharem um bom trabalho,Além disto suas idéias não poderiam escapar à reação do sacerdote Eurimedote que o acusava de impiedade.Teve então,seguinte aos 62 anos.Mas o Liceu teve continuidade,como também a Academia de Platão.
Uma notícia diz que Aristóteles,tinha a voz débil,pernas delgadas e olhos pequenos,que vestia sempre com esmero,levava anéis e cortava a barba.A estátua que dele se conserva,o apresenta com a testa e a cabeça menor,que a de Platão,cabelo aparado,sem ser calvo como Sócrates,barba não alongada,boca pequena,entre lábios finos.
Este filósofo se encontrava no limiar de uma época, entre os valores antigos e um novo mundo que emergia, o que lhe propiciou uma riqueza de idéias sem igual. Ele tinha o poder de abordar os temas mais diversos, mais com a força da paixão e da criatividade artística do que com a lucidez da razão. Sua obra é um dos maiores legados da Humanidade, abrangendo debates sobre ética,