Aristoteles
MASCARO, Alysson Leandro.
Filosofia do Direito. São Paulo:
Atlas, 2012, p.63-89.
Aristóteles (384-322 a.C.)
- Considerado um dos maiores e mais influentes pensadores da cultura ocidental. Aristóteles foi provavelmente o mais erudito dos filósofos gregos clássicos ou antigos. Familiarizou-se com todo o desenvolvimento do pensamento grego anterior a ele. Em sua obra considerou, resumiu, criticou e desenvolveu ainda mais toda a rica tradição que herdara. É autor de grande número de tratados de lógica, política, história natural, física.
Aristóteles é considerado por muitos o maior gênio da humanidade, sendo insuperável na sua capacidade de pensamento e construção intelectual. Suas teorias são aceitas até os dias atuais.
Além de último grande filósofo grego, foi o primeiro grande biólogo europeu.
É considerado por muitos como o fundador da Filosofia
Ocidental.
Aristóteles e as teorias de Platão
- Enquanto Platão achava que tudo que vemos ao nosso redor são reflexos do mundo das ideias e que só com a utilização da razão podemos adquirir conhecimento seguro, Aristóteles achava que o grau máximo de visão da realidade era alcançado através dos sentidos.
- Aristóteles concordava com Platão no fato de que as coisas do mundo dos sentidos se deterioram com o tempo, e que as ideias são eternas.
Mas, para Aristóteles, as ideias (um cavalo, por exemplo) não passavam de um conceito criado pelo homem, ou seja, os homens viram as coisas
(cavalos) e assimilaram a ideia de um modelo.
- Com isso, Aristóteles achava, diferentemente de Platão, que não existiam ideias inatas, ou seja, que nascem conosco. Para ele todas as ideias são adquiridas com a vivência.
Para Aristóteles não existe nada na consciência do homem que não tenha sido experimentado pelos sentidos.
- Ele achava que todas nossas ideias e pensamentos tinham entrado em nossa consciência através do que víamos e ouvíamos. PLATÃO
ARISTÓTELES
O verdadeiro conhecimento está A informação confiável