Aristoteles
Aristóteles, foi um grande filosofo grego, nasceu em Estagira, colônia grega da Tracia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 304 a.C. Aos dezoito anos foi para Atenas e ingressou na academia platônica, onde ficou por vinte anos, ate a morte do Mestre Platão. Nesse período estudou também os filósofos pré- platônicos, que lhe foram uteis na construção do seu grande conhecimento.
Ele foi o grande sistematizador da ciência ocidental e é o fundador da ética como ciência prática. A ciência aristotélica é a ética aplicada e não a ciência abstrata. A ética aristotélica é do bom senso, fundada nos juízos morais do homem, como o bom virtuoso, que tem uma disposição de alma no sentido da prática do bem, disposição esta que nunca é natural, mas sempre, estabelecida por meio de um processo educativo adequado. Ela é teleológico onde Aristóteles interpreta a ação humana segundo o meio e o fim.
Ele vinculou a reflexão ética a uma pluralidade de virtudes referentes a aspectos diversos da vida, pois é preciso buscar o que há de bom nas próprias ações concretas do homem.
Para Aristóteles o objetivo da ética é a felicidade, onde ele identifica que o senso comum considera que o ser humano sempre atua com vistas á felicidade, pois ela é algo que desejamos como um bem supremo e é a finalidade dos atos humanos, e é uma dimensão política, pois o homem não é visto senão dentro da coletividade que ele se integra, existindo uma ligação imediata entre o bem comum e o bem pessoal, que estabelece uma subordinação natural do indivíduo à