ARISTOTELES
TURNO: MANHÃ
ARISTÓTELES
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar as concepções sobre estado, sociedade, política e metafisica para Aristóteles, e veremos o quanto ele influenciou na politica ocidental.
Aristóteles Um homem essencialmente de cultura, estudos, de pesquisas, de pensamento, que se isolou da vida prática, social e política para se dedicar à investigação científica.
Era considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico. Foi quem sistematizou e definiu a lógica como a conhecemos ficou conhecido também pelo seu pioneirismo em conceitos e ideias sobre política
As concepções de estado:
O estado surge, pelo fato de ser o homem um animal naturalmente social. O estado tem dever inicialmente, a satisfação necessidades materiais, segurança e defesa, conservar e engrandecer, Mas o seu objetivo essencial é espiritual, o estado deve promover a felicidade da população mediante a ciência.
Então, o estado tem como tarefa essencial a educação, todas as necessidades primeiramente as espirituais, intelectuais as materiais, físicas. O fim da educação é formar homens. Aristóteles condena o estado que, ao invés de se preocupar com uma educação científica e moral, visa a conquista e a guerra.
Para Aristóteles existe três formas principais de governo: são elas a monarquia que é o governo de um só, a aristocracia que é o governo de poucos, a democracia que é o governo de muitos
Aristóteles, reconhece que a melhor forma de governo não é abstrata, e sim concreta: deve ser relativa, acomodada às situações históricas, de um determinado povo. E a melhor maneira para uma boa constituição.
As concepções de sociedade:
Fundamentando a sua ideia ele afirma que: "... aquele que não pode viver em sociedade, ou que de nada precisa por bastar-se a si próprio, não faz parte do estado; é um bruto ou um deus..." a formação da cidade ou estado político é produto de uma necessidade natural do homem de se