Aristoteles
I. Introdução
II. Aristóteles e sua filosofia política
III. Maquiavel e O Príncipe
IV. Comparação entre os dois autores
V. Conclusão
I. Introdução.
A filosofia trás desde a antiguidade conhecimentos que são muito importantes em todas as áreas do cotidiano, mas principalmente na política. A política, apesar de usar um termo mal compreendido por leigos no assunto, deve receber mais atenção da sociedade, pois é essencial para que todos entendam as ações do Governo e como elas afetam a vida no geral.
Este trabalho tem como objetivo apresentar as idéias políticas de dois grandes nomes da filosofia: Aristóteles e Maquiavel. Suas teorias e estudos são fundamentais para que haja uma boa compreensão da Ciência Política, e vale lembrar que estes não foram os primeiros a discutir sobre o assunto, porém, dentre todos os autores da Antiguidade e da Renascença, estes se sobressaem por terem teorias úteis no processo de compreensão da política atual.
O trabalho visa apresentar o contexto histórico em que os autos estavam inseridos, e a partir disso, mostrar como suas teorias se desenvolveram. No que diz respeito a Aristóteles, apresentamos um breve resumo sobre sua vida e então a explicação sobre sua visão política, com base principalmente na sua obra “A Política”. Logo após, apresentamos Maquiavel e também sua história de vida, costumes e a organização da sociedade na época juntamente com a visão do autor no âmbito estatal.
O método de construção dos textos do trabalho foi o de pesquisa bibliográfica, acrescidos de comentários críticos vindos de conhecedores do assunto.
II. Aristóteles e sua filosofia política.
A) A vida de Aristóteles.
Um dos mais admiráveis filósofos da antiguidade foi Aristóteles. Nascido na