aristoteles
Aos 16 ou 17 anos, Aristóteles mudou-se par atenas, então o centro intelectual e artístico da Grécia e estudou na Academia de Platão.
Aristóteles e considerado um dos mais fecundos pensadores de todos os tempos. Suas investigações filosóficas deram origem a diversas áreas do conhecimento. Entre outras. Podem-se citar biologia, zoologia, física, psicologia, sem falar em disciplinas propriamente filosóficas como a ética, teoria politica e a metafisica.
Quando Aristóteles completa trinta e sete anos, Platão morre. Espeusipo, filósofo e professor medíocre que virá a sucumbir de morte sinistra, devorado pelos piolhos, sobrinho de Platão e ateniense dos quatro costados, será, por testamento, o novo director da Academia. É provável que Aristóteles se tenha enfurecido. Ele, o Espírito puro, preterido por um insignificante! Não suporta a afronta. Ásia. Em Assos, o seu amigo Hermias (que também passara pela Academia) eunuco e escravo liberto, rico, poderoso, amigo da filosofia, é, agora o tirano. Aristóteles parte para lá, a fim de fundar uma escola. O segundo exílio. Atenas fica para trás. Uma memória viva, uma experiência vivida que Aristóteles sonha repetir. E repetirá.
Politica
A politica com tudo, e distinta na moral, por quanto esta tem como objetivo o individuo aquele a coletividade. A ética e a doutrina moral individual, a doutrina moral social. Desta ciência trata Aristóteles precisamente na politica. A ética é a doutrina moral individual, a politica é a doutrina moral social. Desta ciência trata Aristóteles precisamente na politica. O Estado então, é superior ao individuo, portanto a coletividade e superior ao individuo, o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no estado efetua-se a satisfação de todos as necessidades, pois o homem, sendo maturidade animal social politica, não pode realizar a sua perfeição. Não o bastante a sua concepção ética do estado Aristóteles, diferente de Platão, salva o direito