Aristoteles
Volume I
NOVA CULTURAL
CONTRA-CAPA
NESTE VOLUME
TÓPICOS
Integra o Organon — conjunto de escritos lógicos de Aristóteles — e examina os argumentos que partem de opiniões geralmente aceitas. Aqui se situa a dialética, na concepção aristotélica: a arte da discussão e do confronto de opiniões, importante exercício intelectual que prepara o espírito para a construção da ciência. As atuais pesquisas sobre a lógica do pensamento não formalizável, desenvolvidas Filosofia. Filosofia.
DOS ARGUMENTOS SOFÍSTICOS
Complementam os Tópicos e investigam os principais tipos de argumentos capciosos: aqueles que são um simulacro da verdade, aparentando ser genuínos quando de fato são falsos.
Seleção de textos: José Américo Motta Pessanha Traduções de: Leonel Vallandro e Gerd
Bornheim Introdução: José Américo Motta Pessanha
ORELHAS
PRÓXIMOS VOLUMES DESTA
COLEÇÃO:
MAQUIAVEL
O Príncipe: obra polêmica, considerada inaugural da ciência política, em que se discutem as regras da arte de governar, desvinculando-a de considerações éticas ou morais. Escritos Políticos: coletânea de textos em que Maquiavel relata o que viu em suas missões diplomáticas e políticas.
ARISTÓTELES II
Ética a Nicômaco: obra em que Aristóteles define o bem como busca da felicidade, que se consegue na vida contemplativa proporcionada pela Filosofia. Poética: definição da poesia e de suas várias modalidades, em particular a tragédia — a forma superior de poesia —, cujas leis de composição
Aristóteles examina minuciosamente.
KANT - I
Crítica da Razão Pura: primeira parte desta importante obra, em que Kant investiga a subjetividade e a sua faculdade de conhecimento. Este volume contém a "Estética transcendental", onde se discutem as formas da sensibilidade (espaço e tempo), e a "Analítica transcendental", dividida em "Analítica dos conceitos" e "Analítica dos princípios".
Os Pensadores
ARISTÓTELES I
"Aristóteles foi, durante séculos, o oráculo da filosofia, e sua