Argélia
País
Capital
Governo
Bandeira
Argélia
Argel
República
Idiomas oficiais
Líder
Continente
População
Clima
Árabe, francês e berberes
Abdelaziz Bouteflika
Norte da África
32.531.853 hab.
Mediterrâneo (zona costeira) e árido subtropical no restante do território.
Islamismo (97%); sem religião (2,9%); cristianismo (0,1%).
0,717
132.452 milhões de US$
72 anos
Religião
IDH (2013)
Total do PIB (2007)
Esperança de vida
Argélia, oficialmente República Democrática e Popular da Argélia, é um país da África do
Norte que faz parte do Magreb. Sua capital é Argel, no norte do país, na costa do Mediterrâneo. Com uma superfície de 2 381 741 km², é o maior país da bacia do
Mediterrâneo e o mais extenso de todo continente africano, após a divisão entre o Sudão e o Sudão do Sul. Partilha suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental, e ao oeste com Marrocos.
A Argélia é membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Africana (UA) e da Liga Árabe praticamente depois de sua independência, em 1962, e integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) desde 1969. Em fevereiro de 1989, a Argélia participou com os outros estados magrebinos, para a criação da União do Maghreb Árabe.
A Constituição argelina define "o islã, os árabes e os berberes" como "componentes fundamentais" da identidade do povo argelino, e o país como "terra do islã, parte integrante do Grande Magreb, do Mediterrâneo e da África".
História e Política
O nome do país deriva de Al-Djaza' ir, que significa "cavalo com a pata dianteira branca".
A região já era habitada e disputada desde o segundo milênio antes de Cristo. Os primitivos habitantes de lá, os berberes, aliaram-se aos fenícios e cartagineses para deter as sucessivas invasões que vinham da África do Norte. Nessa troca entre berberes e civilizações