argelia
Introdução
Argélia, país localizado no norte da África; limita-se ao norte com o mar Mediterrâneo, a leste com a Tunísia e a Líbia, ao sul com Níger, Mali e Mauritânia, e a oeste com o Marrocos. Sua superfície é de 2.381.741 quilômetros quadrados. A capital é Argel.
Território e Recursos
A Argélia possui quatro regiões fisiográficas principais. No norte, o Tell, uma planície costeira estreita e descontínua, estende-se até a cordilheira do Atlas e contém a maior parte das terras cultiváveis. O principal rio é o Chelif (725 km); não há nenhum curso de água ao sul do Tell. No altiplano, vários estuários acumulam água durante os períodos de chuva e, quando secam, constituem planícies salinas, denominadas chotts. Ao sul, está o Atlas saariano. A quarta região é o Saara argelino, que abrange mais de 90% da superfície total do país. Ao sul, estão as montanhas Ahaggar.
O clima a partir do Tell é tipicamente mediterrâneo e em direção ao sul é progressivamente mais seco. A região do deserto enfrenta temperaturas diárias extremas, com cerca de 130 mm de precipitação anual. Ao longo dos séculos, as regiões setentrionais foram desmatadas e transformadas em pasto. Há restos de bosques em algumas áreas no ponto mais alto do Tell e no Atlas saariano. A imensa maioria dos planaltos é estéril, embora haja zonas de vegetação de estepe. Em geral, a flora do Saara é muito pobre.
População e Governo
A população é composta de berberes e árabes. Possui uma população (1993) de 27.256.252 habitantes com uma densidade de 11 hab/km2. Argel, a capital, principal porto e maior cidade, possui uma população (1987) de 1.687.241 habitantes. Outras cidades importantes são Oran e Constantine. O árabe é a língua oficial, falada por mais de 80% da população; o restante fala, principalmente, o dialeto berbere. O islamismo é a religião oficial. Segundo a Constituição de 1989, a Argélia é uma república socialista. A Frente de Liberação Nacional domina a política