argujh
739 palavras
3 páginas
A Mulher no Estado NovoRealizado por: Flávio nº16, 6ºC
Disciplina: História de Portugal
Professora: Hermínia
Nascimento
Introdução
INTRODUÇÃO
Fiz este trabalho como objetivo de mostrar aos alunos como a mulher era tratada antes de haver a grande revolução do dia 25 de Abril de 1974. Decidi colocar alguns aspetos como a educação que era dada à mulher na altura, o modo como ela se vestia, a maneira como era vista na sociedade e aos olhos dos homens
O Papel da Mulher no
Estado Novo
No estado novo as mulheres não tinham direitos, mas sim deveres, tais como : lavar a roupa, cozinhar e cuidar dos filhos. A p r e n d i a m a c o s t u r a r, d e c o r a r o l a r e a a m a m e n t a r.
As mulheres faziam tudo o que os maridos mandavam .
O papel fundamental era :
- Ser Mãe
- Dona de casa
- Esposa
Resumo:
As mulheres eram educadas desde crianças para serem mães, esposas e donas de casa.
Com a política de Salazar que se baseava em três princípios: Deus e Família, os rapazes e raparigas desde pequenos, tanto na escola como também em casa eram educados segundo esses princípios.
Os rapazes aprendiam que deviam continuar os seus estudos para depois mais tarde conseguirem arranjar um emprego e sustentar a família enquanto as raparigas aprendiam apenas, cuidarem dos filhos e da casa quando fossem adultas.
Com a escola e com os pais, as raparigas a p r e n d i a m q u e n ã o d e v i a m n a m o r a r, n e m i d e a l i z a r u m futuro como professoras, juíza , advogada … e que deviam apenas concentrar-se em ajudar as suas mães a a r r u m a r, l i m p a r, c o z i n h a r e c o s e r .
Resumo:
Administração dos bens do casal, incluindo os bens das mulheres, pertencia ao marido, e o regime reconhecia também ao homem, direito de dono e senhor sobre a sua companheira, ao ponto de a mulher precisar da autorização do marido para sair do país ou mesmo para sair de casa e ir às compras.
Caso