Argentina: A Produção Jornalística frente ao Sistema de Comunicação em Vigência
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – Manaus - AM – 28 a 30/05/2015
Argentina: A Produção Jornalística frente ao Sistema de Comunicação em
Vigência1
Caroline Miranda de LIMA2
Eloisy Karoliny Almeida dos SANTOS3
Silvia Andréa dos Santos Cruz MACIEL4
Wendy Cristina da Silva RAMOS5
Rafael Wagner dos Santos COSTA6
Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP
RESUMO
Os sistemas de comunicação utilizados por cada país influenciam de forma direta a produção jornalística do local, ou seja, quais as diretrizes utilizadas para que o jornalismo seja realizado. A imprensa possui papel cada vez mais importante na formação dos indivíduos, em seus questionamentos e no conteúdo informativo no qual baseará sua opinião. A Argentina, objeto de estudo deste trabalho, possui um tipo de comunicação que se abastece basicamente da publicidade e das verbas estatais, comandada por empresas privadas, dando destaque apenas para o grupo Clarín. Este artigo tem como objetivo apresentar o sistema de comunicação deste país e como o jornalismo é produzido neste cenário.
PALAVRAS-CHAVE: Sistemas de Comunicação; imprensa; Argentina.
Introdução
A Argentina é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. O país possui grande influencia econômica na América latina.
No campo do jornalismo, a história do país foi marcada por um período de censura, como na ditadura de Juan Domingo Perón, cujo um dos resultados é a falta de informações sobre o desaparecimento de mais de 30 mil pessoas durante o regime militar. Porém, atualmente, o país é considerado um importante centro de mídia.
Mesmo com cerca de 200 jornais, centenas de emissoras e rádio comerciais, bem
__________________________
1
Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte