Argamassas
INTRODUÇÃO
O procedimento de peneiração do cimento consiste em determinar o tamanho do grão do produto (BAUER, 2000).
Esta etapa é feita para qualificar a finura do cimento e assim determinar qual o melhor local para a sua utilização. E para estabelecer as reações que ocorrerão na hora de hidratação, na impermeabilidade e trabalhabilidade e assim ter um produto melhor e ideal para cada destino desejado.
A finura é medida durante o processo de fabricação do produto, para melhor controle. Além disso são realizados outros ensaios, como o de recepção do produto que devem estar em conformidade com as NBR correspondentes, afirma BAUER (2000). Estas informações sobre os testes realizados devem constar nos lotes mandados para a comercialização, podendo ser visualizados pelo público, na internet ou entrando em contato com as empresas correspondentes.
Por fim, é muito importante fazer o peneiramento do cimento para se ter um melhor controle e qualidade dos produtos. Dessa forma destinando o tipo de cimento para cada situação.
REVISÃO DA LITERATURA
Para realizar este experimento, era necessário um conhecimento prévio sobre cimento, e suas características. Além disso, era necessário o que era finura do cimento e as implicações dela na hora da utilização deste produto.
Cimento é um dos produtos mais utilizados no mundo, presente em todo tipo de construção sendo um componente básico do concreto. Sua característica especial é que quando misturados a água produzem uma pasta que posteriormente pega e endurece. (CALLISTER, 2012).