Argamassas - resumo
Galera hoje vamos falar sobre Argamassas!
As argamassas são materiais de construção constituídos pôr uma mistura íntima de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo e água. Além destes componentes essenciais, presentes nas argamassas, podem ainda ser adicionados produtos especiais, com a finalidade de melhorar ou conferir determinadas propriedades ao conjunto.
Os aglomerantes podem ser utilizados isolados ou adicionados a materiais inertes. No caso de um emprego de um aglomerante e água, exclusivamente, estamos na presença de uma pasta.
As pastas são de uso restrito em construções, não só pelo seu elevado custo, como pelos efeitos secundários que se manifestam, principalmente retração.
Classificação das argamassas
Várias são as classificações que podem ser apontadas para as argamassas, dependendo do ponto de vista. Segundo o emprego podem ser classificadas em:
Comuns, quando se destinam a obras correntes. Essas pôr sua vez podem se subdividir em:
- Argamassas para rejuntamento nas alvenarias;
- Argamassas para revestimento;
- Argamassas para pisos;
- Argamassas para injeções;
Refratárias, quando devem resistir a elevadas temperaturas; neste caso serão feias com agregados especiais, como argila refratária, vermiculite, etc..
Segundo o tipo de aglomerante classificam-se em:
- Aéreas, de cal aérea e gesso;
- Hidráulicas, de cal hidráulica ou cimento;
- Mistas, com um aglomerante aéreo e um hidráulico, geralmente cal aérea e cimento;
Das argamassas as mais importantes são as de cal aérea, as de cal e cimento. Entre nós, as argamassas de gesso são usadas exclusivamente em decoração, e as de cal hidráulica não são empregadas.
Segundo o número de elementos ativos são classificadas em:
- Simples, quando possuem apenas um elemento ativo;
- Compostas, quando possuem mais de um elemento ativo;
Segundo a dosagem podem ser classificadas em: