argamassa
Vitoria da Conquista
2014
IARA MIRANDA BRITO SILVEIRA
Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD
Vitória da Conquista
2014
Introdução
Os softwares de apoio à análise de dados em pesquisas qualitativas surgiram no cenário acadêmico em torno de 1980 e desde então têm sido utilizados nas pesquisas sociais, em especial nos Estados Unidos e na Europa. Nos últimos anos foi possível observar o lançamento de diversos pacotes de software, para diferentes finalidades, com escopo de funcionalidades variando desde a mais simples, como contagem de palavras, até as mais complexas, como a geração de mapas conceituais a partir das informações analisadas.
Estas ferramentas computacionais tendem a ser especialmente úteis, quando se tem uma pesquisa qualitativa com grande volume de dados ou quando é necessário cruzar informações a partir dos atributos dos sujeitos de pesquisa. As principais ferramentas de apoio à análise de dados em pesquisas qualitativas possuem um conjunto de funcionalidades em comum, tais como facilidades para codificação dos dados, gerenciamento das fontes de informação, mecanismos de busca, facilidades para categorização durante o processo de codificação, entre outra. Apesar do número crescente de usuários, os benefícios desses softwares não são unanimidade entre os pesquisadores.
UM SOFTWARE EM EVOLUÇÃO - DO NUD*IST AO NVIVO
Em 1981, os pesquisadores Lyn e Tom Richards desenharam e desenvolveram a primeira versão do NUD*IST, um acrônimo da expressão Non-Numerical, Unstructured Data Indexing, Searching and Theorinzing. A partir desse sucesso inicial, os dois pesquisadores implementaram novas funcionalidades e, em 1994, já com a ferramenta na versão 4, foi criada a empresa Qualitative Solutions and Research Pty Ltd, a atual QSR