argam
A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.
Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo portanto a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.
Quais elementos podem ser adicionados ao ferro para impedir a corrosão?
O aço inoxidável é, basicamente, uma liga (combinação de dois ou mais elementos químicos) de ferro-cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto, e à abrasão, além de grande durabilidade. Ele é 100% reciclável e possui baixo custo de manutenção.
O Zinco a galvanização trata –se de “proteger” o metal utilizado com um outro metal que tenha mais facilidade de oxidar e assim aumentar a vida útil do metal protegido. por causa da sua facilidade de oxidar ser maior que a do ferro. Assim, mesmo com o ferro exposto, o zinco não deixa o ferro se tornar um oxido pela sua maior facilidade de oxidar do que ferro e quando o ferro acaba por estar em contato com umidade ou a água, o zinco oxida em seu lugar.
Que estratégias o engenheiro civil pode adotar para evitar o corrosão?
Não deixar estruturas de ferro expostas é um dos principais cuidados que devem ser tomados na hora de construir e, assim, preservar um imóvel. Se houver fissuras ou buracos na estrutura, o conserto deve ser feito o mais rápido possível. E ainda é preciso ficar atento aos danos. Dependendo da fissura, a parede pode ficar estufada e a remenda na rachadura poderá causar dor de cabeça. O ideal é observar todo o local próximo, abrir a estrutura ‘fofa’ e fazer um novo reboco. Essa parte da parede também está mais suscetível ao efeito da maresia. Um dos efeitos