Arezzo
UM ESTUDO SOBRE AS DECISÕES DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS.
São Paulo
2013
Sumário
Introdução
INDÚSTRIA CALÇADISTA NO BRASIL
Existem várias notícias sobre a história do calçado, a apresentada aqui é uma junção de informações encontradas no site Infoescola e Wikipédia. A indústria do calçado é a atividade industrial envolvida na fabricação de calçados como: sapatos, sandálias, chinelos, tênis, botas, galochas e outros.
A fabricação inicial de calçado teria surgido no século XVII no Reino Unido, com fornecimento quase que exclusivo ao exército daquele país. A mecanização desta atividade só teria surgido no século XIX, como consequência da revolução industrial.
Com o crescimento da industrialização; a confecção de sapatos expandiu-se fazendo com que os preços dos calçados ficassem mais baratos. A chegada das rodovias tornou o acesso aos melhores calçados ainda mais fácil para a população. Pois essa transformou ruas de terra em vias asfaltadas que sujavam menos os pés, fazendo com que a necessidade do uso de calçado fechado o tempo todo, possibilitasse a transformação do mesmo em algo mais do que uma “peça protetora”. Os sapatos ficaram mais abertos tendo originado como modelos as sandálias que conhecemos hoje. O importante era o conforto, portanto os saltos não eram muito altos, permitindo que seus usuários dançassem o Jazz e o Charleston com facilidade.
Aqui no Brasil, a indústria calçadista teve seu início nas últimas décadas do século XIX, especialmente após a Guerra do Paraguai. A contribuição dos imigrantes alemães e italianos estabelecidos no sul e sudeste do país é que foram decisivos nesse processo.
Com a chegada dos alemães, que se instalaram no Vale dos Sinos (RS) em 1824, que se deu o marco inicial. Com suas habilidades no artesanato de couro, esses imigrantes começaram a produzir em escala industrial seus próprios calçados junto com outros