atps radiologia
O embrião é mais sensível a radiação ionizante correndo o risco de morte fetal, o risco é muito maior, entre 15 semanas de gestação pode ocorrer morte celular induzida pela radiação, por esses motivos que geralmente os médicos solicitam as ultrassonografias e a ressonância magnética somente após a 32ª semana de gestação pois é apartir desse período que o feto não é exposto a riscos significativos
Da radiação total a que uma população está sujeita, cerca de:
- Exposição natural - 81 %
37 % são devidos aos raios cósmicos e à radiação terrestre,
28 % à irradiação emitida por materiais de construção em residências,
16 % à procedente de alimentos, água e ar,
- Exposição médica -15 %
12 % à produzida em exames diagnósticos de raios X,
Quem vive na área onde se encontram fábricas nucleares poderia receber 0,6 % de radiação acima da dose a que está sujeita a população em geral.
Durante toda a vida, os seres humanos estão expostos diariamente aos efeitos das radiações ionizantes. Estas radiações podem ser de origem natural ou artificial.
Quanto à proteção radiológica, pouco podemos fazer para reduzir os efeitos das radiações de origem natural. No entanto, no que diz respeito às fontes artificiais, todo esforço deve ser direcionado a fim de controlar seus efeitos nocivos. É neste aspecto, que a proteção radiológica pode ter um papel importante.
Pode-se observar que a maior