Areas encefalicas Relacionadas as Emoções
CURSO DE PSICOLOGIA
Áreas Encefálicas Relacionadas com as Emoções
O Sistema Límbico
Resumo do texto descrito no titulo
Alunos: Mário Lúcio de Almeida Júnior Cristilane Santos Barreto
Professor: Jorge Costa Neto
CORONEL FABRICIANO – MG
04 DE JUNHO DE 2014
Áreas Encefálicas Relacionadas com as Emoções. O Sistema Límbico
A maneira de como a emoção se expressa é no componente periférico e que envolve padrões de atividade motora, somática e visceral, que são característicos de cada espécie e de cada tipo de emoções.
Ocupam bastante territórios do encéfalo os processos emocionais, destacando-se entre elas o hipotálamo, o sistema límbico e a área pré-frontal. As aréas encefálicas ligadas ao comportamento emocional controlam também o sistema nervoso autônomo e esses sistema tem importância a sua importância da expressão das emoções. Agora será descrita essas áreas.
Tronco Encefálico
Se localiza-se vários núcleos de nervos cranianos, somáticos e viscerais como o centro vasomotor e respiratório. Quando por origem telencefálica ou diencefálica ocorre a ativação destas estruturas por impulsos nervosos, ocorre nos estados emocionais, resultando as várias manifestações que acompanham a emoção, tais como a salivação, o aumento do ritmo cardíaco, as alterações fisionômicas, a sudorese o choro etc. E muitas das vias descendente que atravessam ou se originam no tronco encefálico tem o papel de ativar os neurônios medulares, permitindo as manifestações periféricas dos fenômenos emocionais que se fazem pelos sistemas simpático, por nervos espinhais e parassimpático sacral. Entendendo assim então que o tronco encefálico tem o papel de ser principalmente efetuador, agindo na expressão das emoções basicamente.
Hipotálamo
Ao que parece, o hipotálamo tem um papel preponderante como coordenador das manifestações periféricas das