Area de integraçao
Função condutora: os nervos espinais transportam ou conduzem informação somatusensorial para o encéfalo e o cérebro e tomam possivel que informações motoras, provenientes do cérebro ou do encéfalo sejam transmitidas aos musculos.
Função coordenadora: para lém de ser uma via de comunicação entre o encéfalo e o organismo, assegurando os movimentos voluntarios que aquele coordena, a espinal medula tem, ela propria, a funçao de coordenar as atividades reflexas, ou mais propriamente falando, automáticas, involuntarias.
Encéfalo é uma estrutura nervosa complexa, elaborada rede electroquimica que recebe e processa imensa informaçao (externa e interna) o encéfalo – protegido pelo cranio – divide-se em três dimensões: o metencéfalo, o mesencéfalo e protencéfalo.
O metencéfalo é uma região na base do encéfalo que liga à espinal medula. Assegura importantes funções vitais.
O mesencéfalo é a região média do encéfalo e coordena a informação visual e a auditiva.
O protencéfalo é uma área encefálica situada acima do mesencéfalo. Contem os centros nervosos dos processos mentais e dos comportamentos mais complexos. Os seus componentes são o tálamo,o hipotálamo, o sistema limbico e o cérebro (córtex).
O cerebelo é responsavél por:
- coordenação da actividade motora e manutençao da harmonia dos movimentos do nosso corpo, e torna esses movimentos harmoniosos, suaves, coordenados e orientados para um determinado alvo.
- manutenção da posição e do equilibrio do corpo.
- responsavel pela regulação do tónus musculas.
- importante na aprendizagem motora e na retenção de memórias referentes a actividades motoras.
O bolbo raquidiano regula funções